Pages

13 setembro, 2010

Profissões mais confiáveis

Vésperas de eleição e, definitivamente, políticos não entrariam nesta lista.
A GfK Custom Research Brasil realizou uma pesquisa sobre a opinião dos brasileiros quanto às profissões mais confiáveis.
Quando a sua máquina de lavar apresenta um defeito e o técnico faz uma lista de novas peças a serem compradas pelo preço de uma lavadora nova, você acredita? Quando um médico diz que algo faz bem e outro o desmente, qual deles você segue? Afinal, na hora de precisar de ajuda de uma outra profissão que não a sua, em quem você confia? Confira quais são as 9 profissões e organizações que os brasileiros acham mais confiáveis:

9° Lugar: Instituições de Caridade - Quando os programas sociais do governo não são suficientes para atingir toda a população necessitada, entram em ação voluntários e organizações não-governamentais para arrecadar e distribuir dinheiro, alimentos, roupas etc. Deve ser por esse motivo que 68% dos brasileiros dizem confiar nas instituições de caridade. É... tudo nessa vida é relativo.

8° Lugar: Instituições Religiosas - Acredite se quiser! Ficaram para trás, além das instituições de caridade, os juízes, profissionais de marketing e advogados.

 7° Lugar: Publicitários - Há! Você se depara com dois produtos semelhantes na prateleira do supermercado. Você leva para casa o que a propaganda tinha um cachorrinho brincalhão que fez você rir no intervalo da novela ou o outro, que você não tem certeza se conhece a marca? Se alguém acredita que a publicidade faz levar gato por lebre, não é o caso de 71% dos brasileiros que dizem confiar nos publicitários.

6° Lugar: Jornalistas - Se o ministro faz uma entrevista coletiva, a informação do que ele disse chega até você pelas palavras de outra pessoa: o jornalista. Como acreditar que esse jornalista conseguiu transmitir a informação com isenção e objetividade? Para 76% dos brasileiros, a desconfiança não é para tanto, porque os jornalistas são pessoas confiáveis. (Eu faço parte dos 24%)

5° Lugar: ONGs de meio ambiente e Pesquisadores de mercado - Sustentabilidade é a palavra de ordem da vez.

4° Lugar: Exército - Nesta semana, o Senado aprovou projeto que dá ao Exército poder semelhante ao da Polícia Federal, inclusive de prisões, nas fronteiras do país. O texto ainda precisa ser sancionado pelo Presidente, mas para 84% dos brasileiros provavelmente não haverá problemas se o projeto virar lei, porque eles acreditam que o Exército é a 5ª organização mais confiável do país.

3° Lugar: Médicos e Professores - É difícil não confiar quando seu corpo precisa de ajuda e alguém mais capacitado do que você lhe dá um diagnóstico. Para 87% dos brasileiros entrevistados, os médicos, após anos de estudo e especialização, são profissionais acima de qualquer suspeita. (Pelo menos parte dos outros 13% deve ser de hipocondríacos).
Como não confiar na pessoa que nos ensinou a ler, escrever e a realizar operações complexas de matemática? Os professores de Ensino Fundamental e Médio são profissionais confiáveis para 87%* dos entrevistados, que já eram adultos e não precisavam agradar para ter boas notas.

2° Lugar: Carteiros - Talvez você não use tanto os serviços dos carteiros como os seus pais usaram. Talvez você nunca nem tenha escrito uma carta de amor e seja mais adepto do e-mail, sms ou do silêncio. A verdade, porém, é de que para 92% dos brasileiros as correspondências estão em boas mãos, porque os carteiros são pessoas confiáveis.

1° Lugar: Bombeiros -  Ligue 193 para entrar em contato com os profissionais mais confiáveis do Brasil: os bombeiros. Mas só ligue em caso de emergência como: resgate em altura ou montanha, incêndio domiciliar ou em florestas, incidentes com produtos inflamáveis e tóxicos ou para serviço de atendimento pré-hospitalar. Para 98% dos brasileiros, os bombeiros são impecáveis no cumprimento do seu dever.



Com o primeiro lugar, concordo plenamente; principalmente porque já precisei e foi comprovada a eficiência destes profissionais (E antes de alguma gracinha, eu não tentei incendiar minha casa). Quanto aos outros... tenho lá minhas dúvidas e lá minhas certezas. E olha que eu realmente acredito nas pessoas, até que elas me provem o contrário.

E você? Em qual profissão votaria como CONFIÁVEL?

4 comentários:

Cabeça de Zumbi disse...

Uhuuu estou em 3° lugar viu! hehehehe
E eu tbm concordo com o primeiro lugar, não sei porque mais os bombeiros passam uma certa confiança, talvez pelo fato deles arriscarem a vida pelos outros realmente é uma profissão para poucos!

Alexandre Sato disse...

Essa é fácil será uma lavada.A coorporação dos Bombeiros.

Ariane (: disse...

Leandro: Os pais dos seus alunos confiam em você??? Não deixe eles saberem do seu blog rsrs

Alexandre: É verdade, 98% é vencer de lavada (:

DeniseCosta disse...

E os bibliotecários nem entraram nessa lista "/